terça-feira, 7 de julho de 2009

16 dicas úteis para endividados

1. Não acredite em anúncios que prometem tirar você do SPC e SERASA de forma rápida e fácil e sem pagar as dívidas. Isto não existe! São apenas alguns espertos aproveitando-se da inocência e desespero dos endividados e que querem ganhar em cima disso!
2. “NUNCA” faça dívidas em seu nome para outras pessoas!
Se você comprar algo, emprestar seu cheque, usar seu para outra pessoa, a dívida será cobrada de você! São inúmeros os casos de pessoas que fizeram uma dívida em seu nome para parentes e amigos e agora estão com o nome sujo.
3. Se você está endividado tenha muita calma e paciência, pois você se endividou ao longo de meses e não vai ser do dia para a noite que sua situação vai melhorar. Com calma, paciência e uma boa dose de organização, em alguns meses você vai conseguir resolver seus problemas e limpar seu nome.
4. As vezes a melhor solução é simplesmente cortar o mal pela raiz!
Quando as dívidas chegam em um estado tão crítico que comprometem a sobrevivência do devedor e de sua família e você tem que escolher entre pagar as contas básicas para sobrevivência (moradia, alimentação, luz, etc) a solução é simplesmente pagar apenas estas dívidas e deixar as outras (cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, etc). Elas podem esperar, você e sua família não!
5. Não se intimide com as ameaças dos seus credores!
E lembre-se que fazer o devedor passar vergonha é crime! Assim, se começarem a ligar para seu trabalho, para seus vizinhos ou mandarem cobradores em sua casa, entre com uma ação de indenização.
6. Não tenha vergonha de procurar ajuda.
As associações de defesa do consumidor, o Procon ou um advogado são muito úteis nesta hora. Portanto, nunca assine um novo compromisso antes de consulta-los.
7. Você ganha pouco ou gasta muito?
Não gaste mais do que você ganha e faça um regime orçamentário, cortando todos os “supérfluos”. Faça uma lista de todos os seus gastos mensais e veja o que pode ser cortado ou diminuído. O dinheiro que você economizar, coloque em uma poupança, pois ele será muito útil na hora de negociar um acordo com seus credores, com um belo desconto para pagamento à vista.
8. Estar no SPC e SERASA pode ser bom!
Você vai parar de gastar porque não terá crédito no mercado. Então, aproveite para fazer uma poupança e saldar as dívidas à vista, uma a uma, e com um belo desconto.
9. Aguarde os finais de ano para negociar suas dívidas, são as épocas em que os credores fazem as maiores promoções, com descontos que chegam a 90% do valor da dívida. Use a poupança que sobrou de seu regime orçamentário.
10. Nunca venda seus bens para pagar dívidas, você demorou muito tempo para conquista-los e não deve perde-los assim!
11. Viva dentro da sua realidade.
Não tente fazer acordos com todos os credores de uma só vez.
12. Somente aceite renegociar a dívida se for vantajoso para você e a parcela couber “com folga” no seu orçamento familiar.
13. Troque uma dívida mais cara por uma mais barata.
Em alguns casos vale a pena! Usar um CDC no banco, por exemplo, com juros de cerca de 4% ao mês para cobrir o cartão de crédito, que tem juros médios de 14,90% ao mês é uma boa!
14. Cuidado com os golpes por e-mails!
SPC e SERASA não enviam avisos de pendências. Na dúvida procure um local de atendimento dessas empresas, é melhor perder tempo do que cair no golpe e perder dinheiro.
15. Nunca confie em quem diz e anuncia que vai resolver seus problemas em pouco tempo e com “custo baixo”.
Quanto menor for o tempo e custo, maior a possibilidade de ser uma enganação.
16. Não acredite na promessa do “dinheiro fácil”.
Se o dinheiro fosse fácil não haveriam milhões de endividados.
Portanto, não saia por aí pegando empréstimos de agenciadores de financeiras que gritam pelas ruas “Dinheiro fácil! Sem consulta ao SPC e SERASA” porque você estará se atolando ainda mais em dívidas!

Um comentário:

  1. oi Sab! muito legal sua idéia de ajudar as pessoas a se controlarem financeiramente. hoje em dia, um dos maiores motivos de separação dos casais é justamente o dinheiro (a falta dele ou a má administração, melhor dizendo).
    aproveito pra te convidar a visitar meu blog Poderoso Logos que atualizei ontem. e agora vou conhecer o teu outro mais novo blog, eheh.
    [ ]´s!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Se quiser, deixe seu email que retorno!