sexta-feira, 3 de julho de 2009

Compradores Compulsivos, você é um deles?

No site da Veja você consegue fazer um teste para saber se é comprador compulsivo, acesse:
http://veja.abril.com.br/idade/testes/gastador.html

Os compradores compulsivos costumam adquirir produtos que nunca vão usar e deixam de pagar contas essenciais por causa dos gastos supérfluos. Cartões de crédito e cheques especiais lhes proporcionam uma sensação de poder e eles não resistem a uma liquidação. As mulheres representam quase 80% dos casos. Os primeiros sinais do distúrbio costumam surgir ainda na adolescência, mas é comum a procura por ajuda só acontecer quando as dívidas se tornam maiores que a capacidade de pagá-las. O tratamento envolve psicoterapia e, dependendo do caso, medicamentos.

A compulsão para as compras, naturalmente, é favorecida pelo incessante incentivo ao consumo na vida moderna. Nunca houve tanto crédito disponível para quem está disposto a se endividar. Os bancos distribuem cartões e concedem cheques especiais com liberalidade. No caso dos gastadores compulsivos, esses recursos se transformam numa terrível armadilha. Também nunca houve tanta oferta de produtos, que não são mais vendidos apenas em lojas, mas também pela televisão e pela internet. Essas mercadorias, por sua vez, são substituídas por novos lançamentos em velocidade avassaladora.
30% das pessoas se endividam comprando produtos supérfluos!!!

2 comentários:

  1. Oi Sabrina!

    Adorei seu blog e já adicionei nos meu favoritos, pra visitar sempre.
    A compulsão nas compras também já foi um problema grande pra mim. Hoje em dia, acho que já consegui melhorar um bocadinho. =)
    Acompanho o blog Mulheres Endividadas, da jornalista Mara Luquet, que também é colunista na revista Elas e Lucros, quetem foco em finanças para mulheres. Você já conhece? Caso não, vale muito a pena conferir: http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/mulheresendividadas/

    Bjinhos pra vc e sucesso com o blog. ;)

    Taty

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Danielly
    Adorei esse blog,assisti o filme também..e nunca estive tão decida em mudar o rumo das minhas finanças..da minha vida,preciso de toda ajuda possivel...quero dar a volta por cima,não cheguei ao ponto que Becki chegou,porém ontem ao assitir o filme..chorei demais,era como se eu estivesse vivendo aquela situação,com dividas menores é claro...me ajude por favor....abraço no seu coração...

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Se quiser, deixe seu email que retorno!